sábado, 7 de abril de 2007

Violência na Escola

Neste espaço vamos, acredito, favorecer a criação de grupos do país inteiro que queiram participar do evento. E também iniciar algumas discussões, a primeira que proponho é:

O tema violência na escola deve ser abordado no IX ENEM?

Faça seu comentário e dê sua sugestão.

20 comentários:

Primeiro a LUZ disse...

A violência na escola, apesar de não ser um tema específico, deve ser abordado por uma mesa redonda, porque esta será uma grande oportunidade de se conhecer as experiências bem sucedidas e discutir este problema que afeta muitos educadores no país.

Unknown disse...

O tema não é pertinente.

Sugiro que se dê enfâse à padronização da didática que está um caos com esta anarquia que virou as diferentes políticas de ensino nos níveis municipal, estadual e federal. Temos que conseguir um denominador comum.

Karine disse...

Acredito que o tema violência é pertinente uma vez que buscamos uma educação holística, com alcance amplo. O tema não só é pertinente como necessário, até mesmo na busca de didáticas alternativas para estabelecer o mínimo de ordem possível.

Alexandre disse...

A violência é fundamental para qualquer evento, especialmente um evento voltada a educação. Porém temos que ter o cuidado para não discutirmos por algo que parece está na MODA, onde constatamos que parte da midia direciona de acordo com determinadas conveniências.
Por isso, peço o cuidado para um debate sério e bem direcionado devido sua grande dimensão de discussão.

titanio65 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
titanio65 disse...

A prática educativa, tema do IX ENEM, só acontece no chão da sala de aula. A escola como um espaço público, reflete muito o que é a sociedade, mas também tem a tarefa de ajudar a transformá-la. Nesta perspectiva, penso que seria interessante o tema "violência na escola", agregado à apredizagem da matemática. Acho que o tema deveria ser abordado na perspectiva de como o ensino de matemática pode ajudar na prevenção e combate à violência que acontece na escola, com reflexo na comunidade onde a escola está inserida.

Késia disse...

OLá.Concordo plenamente com o colega Miguel, ao sugerir que o tema violência na escola deve estar vinculado a aprendizagem matemática, mesmo porque tem sido cada vez mais frequente a violência contra professores.Se caso pudessemos de algumna forma pesquisar as estatísticas e discuti-las na sala de aula, acredito ser um ótimo meio de prevençãO.

C l a r i s s a disse...

Muitas vezes saio triste das esolas em que trabalho por assistir tanta violência...
Penso que o problema é muito sério, mas nós professores somos tão vítimas, quanto os alunos.O problema é social.Enquanto o governo e autoridades que tem o poder, não fizerem um reforma de verdade, na qual a educação, a valorização do profissional não forem mudadas...temos pouco o que fazer.
Acho que vale a pena discutir como forma de desabafo e na busca de experiencias bem sucedidas!

Unknown disse...

Por ser um encontro tão grandioso, eu acho que deveria ser incluído o tema. Violência na Escola poderá ter vários subtítulos.
Violência aluno/aluno
aluno/professor
professor/professor
professor/direção....por aí vai

Unknown disse...

Acredito que é um tema que a maioria dos professores vem enfrenteando em sala de aula, por isso, muito pertinente. Sabemos que o tema tem muitos focos e é muito amplo, por isso, muito importante

Olenêva disse...

Violência é um problema real, principlamente nos grandes centros urbanos. Por que não abordá-lo se o propósito da Educação Básica é a preparação ao exercício da cidadania? E se esta cidadania é planetária, quão ampla é a abordagem da violência?! Parece-me que tudo isso tem tudo a ver com a relação Matemática e Ética e Matemática Crítica. Há inúmeros fatos/dados a serem abordados, discutidos, analisados, problematizados, creio que daria um bom pano de fundo para aulas de Matemática, sim.

Professora Wilma disse...

É um tema que deve ser colocado em discussão sim, pois nós professores de matemática somos muito marginalizados por alunos, há casos de professores de matemática agredidos, pois é uma disciplina que os alunos ainda têm muito medo e como não dominam reagem de forma agressiva sim.

Giani disse...

Acredito na educação para a paz!
Vivendo uma realidade em escolas indígenas, a comunidade local é bem tranquila Graças a Deus.
Mas é um tema muito interessante e que não fique apenas nos debates, mas que encontremos algumas soluções, caminhos, que possamos continuar sonhando!!!

Unknown disse...

Com certeza. O tema é de suma relevância, pois interfere diretamente na forma como a Educação deve ser conduzida; isso sem mencionar o impacto causado ao estado psicológico dos docentes.

Anônimo disse...

Não tenho problemas de violência na minha instituição. Contudo conheço vários casos em outras instituições. Acredito que o tema deva ser abordado pois é de relevância nacional. Professores e alunos não são ADVERSÁRIOS, mas as vezes se comportam como se fossem.

Erondina disse...

Penso que a violência na escola deveria ser abordada no ENEM, mas tendo como foco a secular reprodução da violência simbólica que as práticas pedagógicas em Matemática têm perpetuado.

Mônica disse...

Concordo com a abordagem do Miguel e do Ole.
É impossível não concordar que a Matemática Crítica favorece a preparação para o exercício da cidadania.
De acordo com os PCNs “a reflexão das diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação da cidadania”.
Sendo assim, pode-se abordar um trabalho com a Matemática e o Tema Transversal Ética, tendo como eixo, blocos de conteúdos como Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, valores citados no princípio da dignidade do ser humano, na Constituição Brasileira.
Uma sugestão de trabalho, onde o ensino da matemática possa contribuir para a prevenção e combate à violência que acontece na escola, seria com estatística:
- coleta de dados com a comunidade escolar ou mesmo fora dela (com entrevista, por exemplo), onde abordaria “como agir perante os outros”, enfocando os blocos de conteúdos Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade.
- tabelas e gráficos para a leitura destas informações;
- questões reflexivas com os alunos;
- metas a serem atingidas para a evolução “estatística” do assunto em questão;
- divulgação dos resultados para a comunidade envolvida.
- realização desta tarefa, quantas vezes forem necessárias para obter mudanças positivas no comportamento tanto dos alunos, como da comunidade envolvida.

Obs: Comecei a realizar esta atividade com os meus alunos (4ª série do ensino fundamental), onde iniciaram com uma narrativa sobre esses valores (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade); agora estamos realizando entrevistas com pessoas fora da comunidade escolar, para coletar dados referente a quantidade de pessoas, dentro de uma determinada população, que praticam esses valores e quais os benefícios que estes trazem; feito isso faremos os outros passos mencionados na sugestão acima.

Denise Cristina disse...

Este tema é de fundamental importância, não devendo ser apenas discutido de forma teórica, contudo deve ser atribuidos métodos de conscientização para solução dos problemas e forma de implantação na sala de aula aos alunos que utilizarão no seu cotidiano. A interdisciplinalidade é um fator essêncial nesta solução, pois a matemática não é apenas racíonio lógico, ela contém também harmônia com a natureza e o homem.

Unknown disse...

A violência na escola é um problema grave que necessita ser solucionada, porém é necessário que se identifique qual violência está sendo discutida, pois ela aparece nas suas diversas formas dentro da escola,na agressão verbal do aluno com o professor ou com outro aluno, a agressão verbal do professor com os alunos, como também na falta de materiais, conteúdo que possibilite a fomação plena dos alunos.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que este tópico venha a ser abordado. Com a falta de respeito ao ser humano através da violência que se alastra pela sociedade, a escola, que é um ambiente social, sofre todas os reflexos da violência. Isto interfere na relação existente nela, gerando educandos inconsequentes e educadores ou outro profissional de educação amedrontados, desmotivados e adoecidos com este quadro. Deste modo, não teremos lugar para o desenvolvimento do saber pois esta questão paralisa muitas ações relacionadas ao saber.