quinta-feira, 19 de abril de 2007

A música no ensino da matemática

O tema: A música no ensino da matemática, como ferramenta na escola deve ser abordado no IX ENEM? Faça seu comentário e dê sua sugestão.

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30 comentários:

Unknown disse...

A MATEMÁTICA É UMA DISCIPLINA PESADA PARA 80% DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: TRABALHAR A MATEMATICA COM A MUSICA É UMA FORMA DE ATRAIR OS ALUNOS À APRENDEREM, POIS É DIVERDINDO QUE APRENDEMOS A MAIORIA DAS COISAS EM NOSSA VIDA, PORTANTO, ABORDAR O TEMA "A MUSICA NO ENSINO DE MATEMATICA" SE FAZ NECESSÁRIO NESTA SOCIEDADE ATUAL, PRINCIPALMENTE SE LEVARMOS EM CONTA A POSIÇÃO DO PROFESSOR DE NÃO PODER REPROVAR NENHUM ALUNO.

Prof. Marcos Freitas de Moraes disse...

Hehe, eu adoro colocar música nas minhas aulas, adoro fazer paródias e os alunos se divertem e ao mesmo tempo relembrar conceitos. Aí vai uma de exemplo (Mulher de Fases - Raimundo) Parece Fáceis - Trigonometria
Matéria ruim
Só “dô” bola fora
Disse o “profe” que esta matéria
Não vou entender mais não
A culpa é minha
Só leva na decora
Sai já da sala ou fique preste atenção
Ela é fácil de assimilar e entender o seu conteúdo
A razão entre os lados de triângulo retângulo resulta Trigonometria
A coisa, funciona desta forma
Função Seno é o oposto sobre a hipotenusa
Me diz “profe” o que eu faço agora
Se olhando “preste” triângulo eu não sei o lado não
Meu aluno atenta, é só você encontrar, o ângulo de 90
Descomplicada e perfeitinha
Você apareceu
É o macete que eu queria
Veja que sorte
De um lado tem o oposto
No outro adjacente
O que sobra é a hipotenusa
São todas fáceis
Quando o que procuro tem haver com cosseno a razão é quase igual
Só que agora é o cateto adjacente é que fica sobre a hipotenusa
Até a tangente dá prá enxergar melhor
Sendo um cateto pelo outro
É “profe” agora eu sei
Amanhã já vai ter prova e agüente
Vai dar um 10 pra gente.
Descomplicada e...
E assim vai...

Ademir Ferraz disse...

Qualuer elemento que possa atrair o aluno, não só para a matemática, é bem vindo. O que devemos ter cuidado é com a música escolhida. Isso me parece muito com a questão (e não deixa de ser)da cosntestualizaão. Por exemplo: O professor, conforme a professora Verônica Gitirana, Pergutou ao aluno: Se dona maria tem 16 melancias maduras e como 12 com quantas fica. O aluno: Isso não importa. Vamos socorrer dona maria pois se ela ainda não morreu...Tem outras historias destas e Marcelo Câmara tem algumas eu tenho outras e vocês têm outras. Cuidado com a música na matemática. A música pode ser explicada por conceitos físicos...Mas não sei se o tal "minha eguinha pataco" é similares é música. Por fim a matemática-fisica ou física-matemática explicam a música.

Everton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Everton disse...

Concerteza o evento deve dar um espaço para discutir esse tema.


A importância de influências, como a música, são muito ricas para o ensino de matematica. Mais o interessante, é que para fazer um ligamento entre a música e a matemática, é preciso conhecer a essência de cada uma delas.
Durante séculos, filósofos e artistas imaginaram o universo como um mecanismo perfeitamente organizado segundo regras que podiam ser apresentadas tanto matemáticamente como musicalmente. De fato, muitos deles não estavam errados, pois a Música e a Matemática têm vários pontos em comum. Essas "ciências" utilizam linguagens próprias! A abordagem dessas linguagens é fundamentalmente distinta. Na Matemática a linguagem é formal; todos sabemos que, em linguagem matemática, os erros não são permitidos. Uma linguagem com erros não pode expressar uma teoria matemática. Na Música a linguagem tem um certo número de regras mas, ao contrário da Matemática, essas regras devem ser de alguma forma infringidas! Um músico que não cometa erros de linguagem arrisca-se a não ter qualquer interesse; um músico que cometa demasiados erros torna-se incompreensível!

A meu ver, essa concepção de ensino/aprendizagem está na forma de dosear os erros, fazer com que os próprios alunos se sintam desafiados ... e não no sentido de como muitos professores fazem, buscando créditos por criar uma aula diferente para motivá-los.

Santana disse...

A música no ensino da matemática pode proporcionar diferentes olhares nesse tema.
Qual seria o olhar da proposta?

brincadeiras inteligentes disse...

Sou professora do fundamental I, trabalho com crianças de 6 a 7 anos.
Faço um trabalho com geometria, um tipo de "relaxamento" com cores e formas. Coloco muito durante esse trabalho músicas que possibilitem um ambiente calmo e relaxante, uso musicas clássicas e CDs com som da natureza, (cachoeiras, pássaros,etc).Quando coloco uma música clássica sempre digo o nome e o compositor da mesma, os alunos adoram e me pedem constantemete este tipo de atividade.
Profª Elizabeth - São Paulo- SP

Unknown disse...

É uma ferramenta poderosa quando envolvemos a música no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Quer como técnica de relaxamento, ou meio de facilitar a memorização de conceitos, ou contextualizando/interdisciplinando conhecimentos. Vou participar do IX ENEM e, sem dúvida, será uma temática que irei buscar.

Ademir Ferraz disse...

Retomando, agora, com o teclado novo:-). É evidente que todo recurso que tenha como direção desobstruir concepções é bem vindo. Na matemática não é diferente. No entanto há algo muito sério rodando em "background": O conteúdo. Isso significa que do lado do professor é necessário um conhecimento sólido de matemática para "brincar" com ela. Por exemplo, como se explica a musica. Digamos as notas de um violão. Evidente que o professor não necessita dominar a teoria das cordas, mas ele deve ter a noção de que é ela que justifica a sonoridade do instrumento. MInha maior preocupação é com o professor "leigo" que teima em fazer da matemática uma coisa comum, simples, quase que banal. Não é. Basta dá uma olhada na Teoria dos Registros de Representações Semiótica de Duval, para perceber a complexidade que é ensinar matemática frente a outras ciências. O problema de fundo é que nós não temos acesso ao objeto matemático (ao contrario da química, biologia e da própria física). Para efeito complicador a representação do objeto não é o objeto. Dito de outro modo; Não existe possibilidade de se ter acesso ao objeto matemático já que o abstrato é, puramente, abstrato. Abstrato

Unknown disse...

Na verdade precisamos saber qual o enfoque desta discurssão, pois pqleo que vemos nos comntários há enfoques diferentes.

Um que sugiro é do estudo de frações atravé da música. A "contagem" de tempo, como essa é feita em seus variados rítmos, como ele é divido.

Isso implica também em uma noção de teoria musical.

No IV EMEM ouve uma oficina sobre este assunto, onde os participantes tiveram a oportunidade de re-construção de um instrumento feito por Pitágoras (acho q conhecemos esse nome de outras histórias) e usaram para isso o conceito de fração.

Acho que esse seria um enfoque legal para discussão no ENEM, a aplicação de conceitos matemática na música.

Fica ai, minha simples opinião e sugestão para esse debate.

Bragança

Nícias José de Carvalho disse...

Como no último comentário que foi postado, precisamos saber qual o enfoque, pois a música pode auxiliar muito no ensino da matemática de diversas formas. Primeiro porque ela é exata como a matemática e segundo porque é uma atividade que os alunos adoram.
Há meu ver existem dois enfoques fortes que podem ser discutidos.
O primeiro, como já foi mensionado noutros comentários, seria de se utilizar de letras que ensinam fórmulas e teoremas matemáticos. Possuo um cd que contém dez músicas, onde cada música ensina os fatos de multiplicação, a primeira faixa os fatos de um, a segunda os de dois, e assim por diante. Super legal, já tive a oportunidade de usá-lo numa monitoria para a quinta série,para alunos que tinham dificulde em guardar os fato, e deu muito certo.
Outro enfoque é de trabalhar relacionando teoremas matemáticos com teoremas musicais, como Bragança citou, usar as divisões de tempo usadas na teoria musical para ensinar as frações, é um exemplo. Mas não existe apenas este caso, outro exemplo legal é sobre a progressão geométrica, que geralmente não possui muita aplicabilidade, mas é usada para descobrir os hertz de cada nota musical, ou para saber a distância dos trastes de um instrumento de cordas, e ainda para descobrir a razão da P.G. usa-se logarítmo. Este foi apenas um exemplo, e tem vários outros.
É claro que para que se falar disso tem que se entender um pouco de música, mas não precisa ser um expert, pois a matemática sempre está envolvida com outras disciplinas e sempre os professores comentam e até dão exemplos dessas contextualizações, mas não quer dizer que eles sabem sobre a outra matéria, na minha opinião o que vale realmente é o exemplo para incentivar e mostrar para os alunos como a matemática é importante em nosso dia-a-dia.

jorge disse...

A Música é aplicação da Matemática.
Um casamento eterno
Uma dupla perfeita.

Romero Bittar disse...

Assunto: Música

Oi sou Elizabethe Gomes Cabo Frio- RJ
Eu acho o tema muito interessante. Já tenho experiência com músicas nas aulas de matemática. Os alunos adoram. Seja com paródias, músicas adequadas à projetos, música com aplicação de conteúdos... Eles agora vão por melodia na poesia de Millor Fernandes- O triângulo amoroso. Usar a música é estimular a inteligência musical, segundo Gardner .Veja um exemplo do meu aluno João:( Paródia sobre desigualdade social e aumento do salário mínimo)

Eu quero um melhor salário
Pagar menos impostos
Melhores condições de vida
Agora eu vou dizer...

Não quero comer peixe cru
Não quero tomar suco de caju
Há uma angustia dentro de mim
Isto está indo longe demais
tão longe que quero desaparecer... daqui

Quero viajar amanhã
ir para os USA
tentar uma vida melhor
ser alguem na vida
Pois com esse aumento não dá

Anônimo disse...

Assunto: Música

Oi sou Elizabethe Gomes Cabo Frio- RJ
Eu acho o tema muito interessante. Já tenho experiência com músicas nas aulas de matemática. Os alunos adoram. Seja com paródias, músicas adequadas à projetos, música com aplicação de conteúdos... Eles agora vão por melodia na poesia de Millor Fernandes- O triângulo amoroso. Usar a música é estimular a inteligência musical, segundo Gardner .Veja um exemplo do meu aluno João:( Paródia sobre desigualdade social e aumento do salário mínimo)

Eu quero um melhor salário
Pagar menos impostos
Melhores condições de vida
Agora eu vou dizer...

Não quero comer peixe cru
Não quero tomar suco de caju
Há uma angustia dentro de mim
Isto está indo longe demais
tão longe que quero desaparecer... daqui

Quero viajar amanhã
ir para os USA
tentar uma vida melhor
ser alguem na vida
Pois com esse aumento não dá

Unknown disse...

acredito que devemos de utilizar todos os recursos metodologicos possiveis para fazer com que os alunos aprendam matematica, sendo esta, conforme disse alyne em seu comentario tao temida por alguns alunos...
alemdisso, trabalhar com musica pode enriquecer a maneira de raciocinar do aluno

Unknown disse...

O Ensino da Matemática requer um certo rigor, uma concentração, porém a música pode contribuir em sala de aula, seus arranjos, seu tempo, são bons recursos para o ensino das frações. Bem como muitos outros conteúdos que aparecem no ensino da música, porém é necessário que o professor que for trabalhar com esse recurso tenha um certo conhecimento da música para que não fique apenas uma maneira diferente de ver a matemática e sim uma forma de aprender e aplicá-la também. Agora estudar a matemática ouvindo música pode ser legal, mas é preciso escolher que tipo de música estará sendo ouvida e o momento certo para ouvir em sala de aula.

Anônimo disse...

A Música enquanto arte, enquanto manifestação humana sim... Mas não aquelas musiquinhas para decorar conceitos como alguns ocupantes da digna função de professor fazem.

Rose Paniago disse...

A musica é imprescindivel em qualquer área, mas com certeza na Matemática contribui para uma desmistificação da visão pejorativa em que a Matemática é vista, como uma disciplina complexa. A ideía é excelente

Li disse...

Em minha opinião, "A música no ensino da matemática" é um tema a ser discutido em qualquer momento e não necessáriamente num encontro como o enem. Porém, se for algo inovador, que ainda não está em livros e é baseado em uma pesquisa mais profunda, como por exemplo a utilização da matemática para desenvolver softwares para fazer música...acho que é bem vindo num encontro como o enem.

Anônimo disse...

De fato vivemos em uma sociedade moderna, não cabe nesta sociedade o que enfrentamos nas decadas antes de 80.
O professor sendo o detentor de conhecimento e o alunos um mero aprendiz, vivemos estamos vivendo a fase da troca e a de aprender com prazer, não quero dizer que antes não se tinha prazer em aprender, mas hoje aluno e professor são parceiros nas descoberta por causa da velocidade das informações.
O tema está relacionado ao estudo das frações (notas músicais)?

Anônimo disse...

Eu estou terminando o curso de formação de professores e concidero a música muito importante no ensino da matemática.

Anônimo disse...

matematica e chata e fede

Prô Patricia disse...

Acredito que o ensino de matemática seja ótimo com música, fica muito mais prazeroso aprender assim.

Só corrigindo, sem ofensa, o amigo aí de cima, que está terminando o curso de formação de professores, escreveu "considero" com C, e é com S. Desculpa, colega, mas não dava pra passar!!

Anônimo disse...

Isso é ótimo...eu trabalho no ensino fundamental e médio com paródias, as produções dos alunos são maravilhosas, além disso eles passam a ver a MATEMÁtica com outros olhos... a aula torna-se um atrativo , pois levamos teclado, violão...(descobrimos talentos também).O mais gratificante de todo esse trabalho , é poder observar como esses alunos começam a fixar os conteúdos, pois no momento da resolução dos exercícios ,eles lembram da música e não mais reclamam das fórmulas! Ah como eu amo isso!hehehe...

Anônimo disse...

Concordo com o que todos disseram, só que no meu caso é diferente. Uso da matemática para explicar a música.
Mais como o Jorge disse,: "é um casamento perfeito"

Adriano disse...

Olá, preciso de algumas paródias de matemática se algúem puder enviar.

Criei algumas sobre trigonometria, equação do 2 grau, e percebi a motivação dos alunos .

Anônimo disse...

E intersante

Unknown disse...

Gostei. A música sempre traz uma motivação na aprendizagem.

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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