terça-feira, 8 de maio de 2007

Web-class e e-learning

Web-class, e-learning e mais os blogs como novos instrumentos didáticos - o que fazer para usar estas ferramentas no aprimoraramento dos conhecimentos e, principalmente, na interatividade mestre e aluno?

19 comentários:

Unknown disse...

É instrumento importante para o mestre e o aluno, é um momento de reflexão para ambos, onde o professor pode melhorar seu ensino e o aluno aprimorar a sua aprendizagem

Unknown disse...

São recursos importantes na sociade atual e que todo professor deve procurar adequar da melhor forma possível para o melhor desempenho da sua matéria.
Atualmente desenvolvo uma pesquisa do uso das ferramentas de interação na plataformam Quantum para alunos da disciplina de Geometria Descritiva na Escola de Belas Artes da UFRJ.
O site é: www.eba.ufrj.br/gd

Unknown disse...

São recursos importantes na sociade atual e que todo professor deve procurar adequar da melhor forma possível para o melhor desempenho da sua matéria.
Atualmente desenvolvo uma pesquisa do uso das ferramentas de interação na plataformam Quantum para alunos da disciplina de Geometria Descritiva na Escola de Belas Artes da UFRJ.
O site é: www.eba.ufrj.br/gd

ROBERTA LEIDIANE DA SILVA OLIVEIRA BARBOSA disse...

é de suma importância essa interligação com a realidade tecnológica que vivenciamos no momento,porém deve ser uma questão bem direcionada para não criarmos cárceres nas relações humanas, que já vêem se degradando a cada dia, pois a criança, o jovem precisam do convívio humano para se lapidarem quanto ao respeito, a fraternidade,enfim,no geral das relações...não podemos desprezar o olho no olho; a bronca que te faz construir...não ver meus filhos e alunos sem saber sorrirem para os outros, dar um aperto de mão...sem chorar e fazer arte com o amigo...fases que nós tivemos e nos fizeram crescer em dignidade humana...tudo tem sua hora e a medida certa...

Ademir Ferraz disse...

Estou usando este momento para concordar com Roberta. Desde muito (lista de EAD-l da UNICAP) Venho discutindo a questão das ferramentas de auxilio à aprendizagem do aluno e ao trabalho do professor...Ocorre que, por exemplo, na nossa lista (EAD-l) temos os tecnófobos e os tecnólogos. Eu sou um intermediário. O computador, de modo geral, é uma ferramenta muito importante como o é o velho e bom retroprojetor...Mas quando se fala em ensino a distancia, ai vem o problema que Roberta falou: O olho no olho. Tenho discutido, inclusive, que o ensino a distância no Brasil (e no resto do mundo) começou de modo inverso. Primeiro com a graduação depois com os outros níveis da educação institucional. Penso que deveríamos ter começado pelo Doutorado. Depois apontarmos para os demais níveis, Mestrado, especialização, etc. A justificativa é simples: O doutorando, em tese, já deve ter formado seu caráter cidadão, já tem uma determinada independência acadêmica. Este já vivenciou a universidade, já sentiu (como quer dizer Roberta) o clima acadêmico...Começar pelo ensino médio já é um atentado e, como já foi proposto, pelo ensino fundamental é um crime. É bom que os colegas percebam que não estou dizendo que a formação cidadã somente se dá na universidade mas que, em tese, a universidade é o principal ambiente para tal. Ou deveria ser, se desejarem. Finalmente, usemos a tecnologia mas com parcimônia. Nada de solução total, imediata e milagrosa...Pelo menos a mim a politica recente ensinou que isso não existe.

Unknown disse...

Vejo o Blog como uma forma do aluno (principalmente) se expressar de forma mais expontanea por não estar na presença (física) do professor.
Isso auxilia bastante na exposição e discussão de idéias....

Anônimo disse...

Assunto: Música

Oi sou Elizabethe Gomes Cabo Frio- RJ
Eu acho o tema muito interessante. Já tenho experiência com músicas nas aulas de matemática. Os alunos adoram. Seja com paródias, músicas adequadas à projetos, música com aplicação de conteúdos... Eles agora vão por melodia na poesia de Millor Fernandes- O triângulo amoroso. Usar a música é estimular a inteligência musical, segundo Gardner .Veja um exemplo do meu aluno João:( Paródia sobre desigualdade social e aumento do salário mínimo)

Eu quero um melhor salário
Pagar menos impostos
Melhores condições de vida
Agora eu vou dizer...

Não quero comer peixe cru
Não quero tomar suco de caju
Há uma angustia dentro de mim
Isto está indo longe demais
tão longe que quero desaparecer... daqui

Quero viajar amanhã
ir para os USA
tentar uma vida melhor
ser alguem na vida
Pois com esse aumento não dá

Anônimo disse...

Penso que o blog é muito útil no sentido que o Bragança colocou: o aluno se sente mais livre para se expessar. Mas é indispensável a presença do professor e dos colegas de sala, pois a formação do caráter e da cidadania do aluno se dão na convivência social. Então, esses meios virtuais de ensino devem ser utilizados para pesquisa, discussão e forma de reencontro entre os alunos, jamais substituindo a escola. Também devo colocar aqui o quanto esse blog está sendo importante. O evento já está acontecendo, de certa forma, só por estarmos trocando idéias. Mas, se fosse uma escolha, eu não substituiria estar no ENEM por participar desse blog apenas.

Olenêva disse...

Se todo artista tem que ir aonde o povo está... todo professor tem que ir aonde o estudante está. É na web? Então, é aí, ou aqui, que temos que estar.

Unknown disse...

Concordo totalmente com a Keli, como ela concordou comigo, e o Ole fechou com chave de ouro.

Não façamos da escola, e principalmente da nossa prática, um mundo totalmente diferente daquele que nosso aluno tem acesso fora da escola.

Gisela Pinto disse...

A importância de inserir como instrumento de comunicação entre professor-aluno-aluno o meio virtual é enorme, posto que a tendência de um futuro muito breve é tornar a educação menos presencial e mais virtual conforme mais alto seja o nível que o aluno atinja. Basta observar o enorme crescimento das Instituições que oferecem ensino à distância e o surgimento da UAB que congregará em si todas as instituições públicas de ensino à distância do Brasil. Portanto valer-se desses recursos equivale a capacitar o aluno para a continuação dos seus estudos. Por outro lado, faz-se necessário que o professor conheça todo o potencial do computador e da net como ferramenta de ensino, o que pode ser otimizado através de formações continuadas e de capacitações. Portanto, governantes e Diretores de Escola, invistam na formação de seus professores que o retorno será um aluno mais crítico e habilitado a continuar sua vida cidadã mais plenamente.

Unknown disse...

Sou professora do PROEJA no CEFETQuímica, onde trabalhamos com Pedagogia de Projetos.
O produto final do Projeto do 1º período é justamente a construção de um blog onde eles irão divulgar vídeos, cartilhas e outros resultados referentes ao tema, que é "Ciência, Tecnologia e Cotidiano - o aluno inserido em sua casa."
Caso queiram acompanhar a construção do mesmo o endereço é: http://cartilhavirtual.blogspot.com/

Anônimo disse...

O professor e os seua alunos são os atores do ensinar e do aprender, sendo que estas ações não estão restritas a um ou outro. O foco deve estar nos alunos e não nos conteúdos e assim o e-learning pode, além de vencer distâncias, vencer barreiras e conectar a Matemática ao Universo do conhecimento Humano.

blogrlm disse...

acredito que, em se falando de construçao do conhecimento, as atividades encaminhadas pelo uso da internet é uma grande oportunidade que o educando tem... e, que evetualmente, lhe é atrativo. Em epocas, onde a 'moeda corrente' é a informaçao... o saber organizar e apresentar essas informaçoes se torna imprenscindivel. O educador tem ai uma fabulosa chance pra desenvolver a aprendizagem.
No entanto... concordo plenamente com a colega Keli... nada substiui a competencia do convivio social que deve ser alcançada com a experiencia escolar. O relacionar-se com a comunidade escolar propicia ao educando situaçoes que o ensino a distancia nao contempla.

Roberta Sodre disse...

Em nosso colégio utilizamos um ambiente a distância com o Ensino Médio(teleduc) e temos o msn de todos cadastrados o contato e a proximidade faz com que a afetividade e o interrelacionamento aconteça de maneira natural e a motivação pela aula melhore a cada dia!!!

eliana disse...

Vejo o computador como uma ferramenta mais que vem auxiliar o aluno e professor interagirem.Uma vez que o computador é um instrumento que o aluno tem o dominio da máquina e o professor tem o conhecimento , sendo assim podem entrr em parceria para chegar a aprendizagem.O professor é o mediador do processo.
O Blog,fóruns e chats, por exemplo, podem ser formas de dar oportunidade de todos alunos se expressarem, pois as vezes na sala de aula somente alguns se expressam e geralmente são aqueles que conseguem se dar bem nas disciplinas.Entretanto, por detrás da tela do computador os timidos podem ter coragem de "falar", perguntar, tirar suas dúvidas e nessa perspectiva a sala de aula oportuniza a todos.
Também acho interessante o convivio direto com o aluno, o "olho no olho", mas não podemos mais nos resguardar da tecnologia.

Anônimo disse...

Web-class e e-learning exigem reorganização de todos, professores e alunos

Edison Silva disse...

As novas tecnologias de EAD se proliferam a uma velocidade espantosa, definitivamente é algo irreversível, porém não acredito que muitas das instituições que oferecem os cursos à distância, tenham a noção exata de seu papel na introdução dessa nova tecnologia. Os cursos devem ter criatividade e tecnologia associada para que o aluno possa ter maior segurança com relação ao que aprendeu. Os cursos presenciais têm algo insubstituível, o contato humano que ocorre em tempo real, assim tudo acontece de forma mais natural, é o ambiente mais próximo da realidade do aluno, ele está acostumado com esta interação e sente-se confortável e seguro. Este contato não é possível ainda com os alunos, porém algumas instituições de EAD acreditam que a simples postagem do PowerPoint do professor é o suficiente para que o aluno aprenda o conteúdo e que com os chats e fóruns tudo se resolve. Não acredito nisso, as aulas de EAD deve contar com tecnologia e professores capacitados a desenvolver aulas que possam ir além de suas anotações pessoais utilizadas nas aulas: vídeos, animações, jogos, propostas de estudo que possam ser desenvolvidas pelos alunos on-line para começar.
Em alguns casos o aluno nem sabe o que ou como fazer um questionamento sobre os conteúdos a ele apresentado.
Corremos o risco de banalizar o EAD com a aprovação de alunos desmotivados que ao final somente terão interesse mesmo é na certificação.

Anônimo disse...

São instrumentos de interação professor x aluno x conhecimento.
A dificuldade está em possibilitar o acesso do professor à estes instrumentos e consequentemente extendê-lo aos alunos. Caberia aí maior interesse e incentivo por parte das secretarias educacionais.