quarta-feira, 30 de maio de 2007

ASSOCIAÇÂO

Ser sócia da SBEM só me trará como benefício a redução do custa de inscrição no ENEM?

Esta pergunta demonstra a visão míope da nossa sociedade, que vive em coletividade, mas reluta em aceitar que a convivência em grupo exige organização.

Uma associação nada mais é do que a inteligência do ser humano sendo comprovada, racionalizada.

Ao fazer parte de associações, sim, no plural, o indivíduo está em primeiro lugar declarando ao grupo onde ele está inserido, seja no âmbito do bairro, da cidade, do estado, do país ou do mundo, suas opções; declarando o que ele espera dos outros indivíduos e grupos.

Se um educador, ou que seja, um futuro educador matemático começa com este tipo de desinformação realmente estamos precisando de mais encontros para tentar reverter esta triste realidade.

No entanto se a SBEM ainda não é a entidade que estes querem, o que estão esperando para transformá-la?

Sabendo, é claro, que só pode transformar quem participa, e não só quem fica de fora jogando pedras na janela.

3 comentários:

Olenêva disse...

Hoje, estamos passando por grandes mudanças de paradigmas e várias palavras de ordem aparecem com força: gestão, participação, competência, criatividade, ética... No discurso, essas palavras são até corriqueiras, mas na prática elas nos exigem posturas bem diferentes do que culturamente foi estabelecido na nossa história. Associação é, por esta visão, de certo modo limitada, uma forma ética de gestão participativa, movida pela criatividade e competência dos seus envolvidos. Não é fácil, não, principalmente para nós que nos acostumamos a atribuir os problemas a um sistema do qual nos excluímos, para criticá-lo, e nos incluímos, para usufruir dos seus benefícios. Ainda bem que somos educadores e temos em nossas mãos a força da educação, e em nossas mentes a crença nos resultados positivos desta força. Oxalá!

Anônimo disse...

Olá amigos interessados em Educação Matemática.
_ É interessante despertar a admiração pela memorização como sinal de autonomia no conhecimento?

titanio65 disse...

A associação a qualquer entidade, deve ser uma opção livre e consciente de cada pessoa, que percebendo que não saídas individuais para os enormes desafios da nossa sociedade, se dispõe a coletivamente partilhar idéias e ações, na buca de resultados comuns e novas perspectivas de vida.
Participar de uma associação, muito mais do que interesses individuais e imediatos, requer uma decisão consciente e uma disposição firme na busca de objetivos comuns do grupo do qual se faz parte.
Penso, como disse um professor na aula inaugural da minha graduação, que a nossa escolha, em relação ao conhecimento é : mudar de vida, ou mudar a vida.
Aos que ainda não perceberam esta dimensão das nossas escolhas, deixo a palavra de um poeta: "Fraco é o ferro, frente ao sonho que nos une"